Uma dúvida comum que surge ao pensar o público-alvo para a comunicação, design e campanhas de um negócio é: “Por que não posso atrair todas as pessoas? Se todas elas tiverem chance de conhecer minha empresa, podemos faturar mais… Porque deveria afunilar meu investimento em algum grupo seleto de pessoas?”
Na realidade, seu produto ou serviço atende a determinadas dores, necessidades ou desejos específicos, que só um grupo de pessoas tem. Se você investe para que ele seja oferecido a pessoas que não precisam dele, você acaba desperdiçando esse investimento.
A forma mais eficiente de vender é mapeando e definindo características em comum entre as pessoas que compram seu produto, para deixar claro para elas suas necessidades e despertar os desejos associados ao que sua empresa entrega.
Essa eficiência diminuirá o custo por aquisição de cliente, já que atingindo pessoas realmente interessadas, o seu investimento se converte em vendas muito mais fácil.
Ou seja, fica claro como é importante conhecer seu público e se planejar para ter uma comunicação efetiva. Atingir quem não precisa ou não deseja seu produto é um custo desnecessário, que todos as marcas deveriam evitar.