Muitos clientes chegam querendo transmitir através do símbolo da sua marca os seus produtos ou serviços, de diferentes formas e com muitas idéias, mas para a grande maioria dos casos, menos é mais. 

A pergunta não quer calar é: O logotipo precisa explicar o que a marca faz? Não precisa explicar! O logo tem a função de identificar e diferenciar a sua marca da concorrência, não de explicar sobre o que a marca faz.

Se comunique com seu público-alvo. Importante para uma marca é se conectar com os seus possíveis clientes, e para isso, é necessário ir além do que a marca faz.

Seja único e assim se diferencie, um dentista usando um dente  no logotipo, ou um advogado com o símbolo da justiça na composição da sua identidade visual, são exemplos simples para compreendermos caminhos que não trazem diferenciação.

A Apple, a maior marca do mundo, nunca vendeu maçãs, uma das marcas mais conhecidas no mundo tem no seu logotipo uma maçã, sendo este um símbolo peculiar e criativo para uma empresa de tecnologia.

O mais importante é a marca ser lembrada! E em meio a tantas marcas anunciando, possuir uma marca simples, sólida e autêntica é o caminho mais rápido para ganhar mercado e ser reconhecida como uma marca forte. 

Reforçando: o logotipo precisa identificar, diferenciar e tornar sua marca autêntica! Não tem a função de explicar o que a marca faz.

Se você precisa se diferenciar da sua concorrência, então você precisa de uma marca singular pensada de forma estratégica para o seu negócio!

Porque preciso definir um público-alvo?

Uma dúvida comum que surge ao pensar o público-alvo para a comunicação, design e campanhas de um negócio é: “Por que não posso atrair todas as pessoas? Se todas elas tiverem chance de conhecer minha empresa, podemos faturar mais… Porque

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