Muitos clientes chegam querendo transmitir através do símbolo da sua marca os seus produtos ou serviços, de diferentes formas e com muitas idéias, mas para a grande maioria dos casos, menos é mais.
A pergunta não quer calar é: O logotipo precisa explicar o que a marca faz? Não precisa explicar! O logo tem a função de identificar e diferenciar a sua marca da concorrência, não de explicar sobre o que a marca faz.
Se comunique com seu público-alvo. Importante para uma marca é se conectar com os seus possíveis clientes, e para isso, é necessário ir além do que a marca faz.
Seja único e assim se diferencie, um dentista usando um dente no logotipo, ou um advogado com o símbolo da justiça na composição da sua identidade visual, são exemplos simples para compreendermos caminhos que não trazem diferenciação.
A Apple, a maior marca do mundo, nunca vendeu maçãs, uma das marcas mais conhecidas no mundo tem no seu logotipo uma maçã, sendo este um símbolo peculiar e criativo para uma empresa de tecnologia.
O mais importante é a marca ser lembrada! E em meio a tantas marcas anunciando, possuir uma marca simples, sólida e autêntica é o caminho mais rápido para ganhar mercado e ser reconhecida como uma marca forte.
Reforçando: o logotipo precisa identificar, diferenciar e tornar sua marca autêntica! Não tem a função de explicar o que a marca faz.
Se você precisa se diferenciar da sua concorrência, então você precisa de uma marca singular pensada de forma estratégica para o seu negócio!